Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de março de 2014

Plano de Ensino 2014


Estado de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª Gerência Regional de Educação.
Escola de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622 6564
CEP:89.900.00-São Miguel do Oeste-SC

PLANO DE ENSINO – 2013
NÍVEL DE ENSINO: FUNDAMENTAL SÉRIE: TURMAS:TODAS.
BIMESTRE: 1ª, 2ª, e 4ª. DISCIPLINA: RELIGIÃO.
PROFESSORA: DANIELI LOPES.

OBJETIVO.
Objetivo Geral.
Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas.
Objetivo Específico.
Buscando compreendam cada povo tem seus costumes e crenças e que ao longo da história houve transformações nessa estrutura, e que a base das organizações humanas é a religião.
METODOLOGIA.
Os aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo , revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Contexto e evolução das tradições religiosas no decorrer dos tempos.
Construção das crenças e ideologia religiosas no tempo e no espaço.
Função social das crenças e ideologias religiosas.
Os ritos e seus significas nas tradições religiosas.
Os ritos e a relação com as divindades.
Os símbolos e seus significados nas tradições religiosas.
O papel dos mitos ritos e símbolos nas tradições religiosas.
AVALIAÇÕES:
Os alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIAS.
As Religiões do mundo: histórias animadas- TV Escola. Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Religioso/Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. São Paulo, 2009.


Estado de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª Gerência Regional de Educação.
Escola de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622 6564
CEP:89.900.00-São Miguel do Oeste-SC

PLANO DE ENSINO – 2013
NÍVEL DE ENSINO: FUNDAMENTAL
SÉRIE: 7º TURMAS:TODAS.
BIMESTRE: 1º, 2 º, 3 ºe 4º. DISCIPLINA: RELIGIÃO.
PROFESSORA: DANIELI LOPES.

OBJETIVO.
Objetivo Geral.
Procurar desenvolver o espiritualidade.
Objetivo Específico.
Desenvolver o espírito de solidariedade, amizade, de auto aceitação, o respeito com o próximo e a dedicação nos estudos. Buscando fazer com que compreendam cada povo tem seus costumes e crenças, mas que precisamos respeitar essas crenças mesmo que muitas vezes não concordarmos, pois cada pessoa tem o direito de escolher qual religião gostaria de seguir e em que acredita.
METODOLOGIA.
Os aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo , revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Ética e tradições religiosas.
Fundamentação dos limites éticos nas tradições religiosas.
Orientação normas e limites éticos das tradições religiosas no processo de humanização.
Os direitos humanos perpassam as tradições religiosas.
Os líderes religiosos e as tradições religiosas.
Os líderes religiosos e suas funções nas tradições religiosas.
O papel das religiões e dos líderes religiosos na promoção dos direto humanos.
AVALIAÇÕES:
Os alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIAS.
As Religiões do mundo: histórias animadas- TV Escola. Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Religioso/Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. São Paulo, 2009.



Estado de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª Gerência Regional de Educação.
Escola de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622 6564
CEP:89.900.00-São Miguel do Oeste-SC

PLANO DE ENSINO – 2013
NÍVEL DE ENSINO: FUNDAMENTAL SÉRIE: 8º TURMAS:TODAS.
BIMESTRE: 1º, 2º, 3 ºe 4º. DISCIPLINA: RELIGIÃO.
PROFESSORA: DANIELI LOPES.

OBJETIVO.
Objetivo Geral.
Desenvolver os limites.

Objetivo Específico.
Desenvolver o respeito ao próximo, o aceitar a diversidade, apreender a dividir, a paciência e compreender que através da convivência com pessoas que pensam diferentes e percebem o mundo de outra forma que vamos melhor enquanto seres humanos.
METODOLOGIA.
Os aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo , revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Concepções de corpo gênero e sexualidade nas tradições .
Situações limite e busca do translimite.
Finitude humana e transcendência.
As práticas/vivências religiosas e a busca de superação da finitude.
A morte como geradora de sentido e promotora de cultura.
A morte através dos tempos os ritos mortuários.
As ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).
Ideias de imortalidade nos mitos sagrados.
Os significados da vida e da morte para o ateísmo, niilismo, ceticismo e agnosticismo.
Crenças, doutrinas religiosas e o sentido da vida e da morte.
AVALIAÇÕES:
Os alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.

RFERÊNCIA:
As Religiões do mundo: histórias animadas- TV Escola. Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Religioso/Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. São Paulo, 2009.

 
Estado de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª Gerência Regional de Educação.
Escola de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622 6564
CEP:89.900.00-São Miguel do Oeste-SC

PLANO DE ENSINO – 2013
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIA. SÉRIE: 1º TURMAS:104.
BIMESTRE: 1º, 2º, 3º e 4º. DISCIPLINA: História.
PROFESSORA: DANIELI LOPES.
OBJETIVOS.
Objetivo Geral.
Despertar o interesse pela leitura, só através da leitura é possível conhecer a história passando a compreender melhor o passado e o presente.
Objetivo Específico.
Buscar estudar o contexto histórico sempre associando com o conhecimento que o aluno já possui e com a realidade vivenciada pelo educando. Procurando desenvolver alunos com censo crítico e pensante que consigam refletir sobre a realidade que estão vivenciando.
METODOLOGIA.
As aulas serão expositivas e explicativas sendo usando para auxiliar nas aulas livros didáticos ,vídeos, jornais,música,revistas, internet e o quadro.
CONTEÚDOS.
Construindo a História.
A Origem do Ser Humano.
Povos do Oriente Médio Antigo.
Povos Antigos da África.
Povos Antigos da Ásia.
Os Antigos Gregos.
Os Antigos Romanos.
A expansão do Islã.
A Época Medieval na Europa.
O Renascimento Italiano.
Os Povos da América.
Reinos e Impérios da África.

AVALIAÇÕES:
Os alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIA.
Pellegrini, Marco Cesar. Dias Adriana Machado. Grinberg, Keila . Novo olhar história.Edição. São Paulo, 2010.
Cotrim, Gilberto. Hitória e Consciência do Mundo. 6ª Editora :Saraiva. São Paulo, 1999.
Cotrim, Gilberto. História Global.1º edição. Editora: Saraiva.São Paulo, 2010.



Estado de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª Gerência Regional de Educação.
Escola de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622 6564
CEP:89.900.00-São Miguel do Oeste-SC

PLANO DE ENSINO – 2013
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO. SÉRIE: 3º TURMAS:301.
BIMESTRE: 1º, 2º, 3º e 4º. DISCIPLINA: História.
PROFESSORA: DANIELI LOPES.
OBJETIVOS.
Objetivo Geral.
Despertar o interesse pela leitura, só através da leitura é possível conhecer a história passando a compreender melhor o passado e o presente.
Objetivo Específico.
Buscar estudar o contexto histórico sempre associando com o conhecimento que o aluno já possui e com a realidade vivenciada pelo educando. Procurando desenvolver alunos com censo crítico e pensante que consigam refletir sobre a realidade que estão vivenciando.
METODOLOGIA.
As aulas serão expositivas e explicativas sendo usando para auxiliar nas aulas livros didáticos ,vídeos, jornais,música,revistas, internet e o quadro.
CONTEÚDOS.
A Industrialização e a Expansão Imperialista.
A primeira República.
A Grande Guerra e a Revolução Russa.
O período Entreguerras.
A Era Vargas.
A Segunda Guerra Mundial.
As Transformações Mundiais Durante a Guerras Fria.
Movimentos de independentes na África.
A democracia Brasil do Pós-Guerra.
O Brasil Durante a Ditadura Militar.
O Mundo Contemporâneo.
O Brasil Contemporâneo.

AVALIAÇÕES:
Os alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIA.
Pellegrini, Marco Cesar. Dias Adriana Machado. Grinberg, Keila . Novo olhar história.Edição. São Paulo, 2010.
Cotrim, Gilberto. Hitória e Consciência do Mundo. 6ª Editora :Saraiva. São Paulo, 1999.
Cotrim, Gilberto. História Global.1º edição. Editora: Saraiva.São Paulo, 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário