Estado
de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª
Gerência Regional de Educação.
Escola
de
Educação
Básica
Alberico
Azevedo.
Rua
Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622
6564
CEP:89.900.00-São
Miguel do Oeste-SC
PLANO
DE ENSINO – 2013
NÍVEL
DE
ENSINO:
FUNDAMENTAL
SÉRIE:
6º
TURMAS:TODAS.
BIMESTRE:
1ª,
2ª,
3ª
e
4ª.
DISCIPLINA:
RELIGIÃO.
PROFESSORA:
DANIELI LOPES.
OBJETIVO.
Objetivo
Geral.
Evolução
da estrutura religiosa nas organizações humanas.
Objetivo
Específico.
Buscando
compreendam
cada
povo
tem
seus
costumes
e
crenças
e
que
ao
longo
da
história
houve
transformações
nessa
estrutura,
e
que
a
base
das
organizações
humanas
é
a
religião.
METODOLOGIA.
Os
aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que
servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo ,
revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Contexto
e evolução das tradições religiosas no decorrer dos tempos.
Construção
das crenças e ideologia religiosas no tempo e no espaço.
Função
social das crenças e ideologias religiosas.
Os
ritos
e
seus
significas
nas
tradições
religiosas.
Os
ritos e a relação com as divindades.
Os
símbolos e seus significados nas tradições religiosas.
O
papel dos mitos ritos e símbolos nas tradições religiosas.
AVALIAÇÕES:
Os
alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura,
escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIAS.
As
Religiões
do
mundo:
histórias
animadas-
TV
Escola.
Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros
Curriculares
Nacionais.
Ensino
Religioso/Fórum
Nacional
Permanente
do
Ensino
Religioso.
São
Paulo,
2009.
Estado
de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª
Gerência Regional de Educação.
Escola
de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua
Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622
6564
CEP:89.900.00-São
Miguel do Oeste-SC
PLANO
DE ENSINO – 2013
NÍVEL
DE ENSINO: FUNDAMENTAL
SÉRIE:
7º TURMAS:TODAS.
BIMESTRE:
1º, 2 º, 3 ºe 4º. DISCIPLINA:
RELIGIÃO.
PROFESSORA:
DANIELI LOPES.
OBJETIVO.
Objetivo
Geral.
Procurar
desenvolver o espiritualidade.
Objetivo
Específico.
Desenvolver
o espírito de solidariedade, amizade, de auto aceitação, o
respeito com o próximo e a dedicação nos estudos. Buscando fazer
com que compreendam cada povo tem seus costumes e crenças, mas que
precisamos respeitar essas crenças mesmo que muitas vezes não
concordarmos, pois cada pessoa tem o direito de escolher qual
religião gostaria de seguir e em que acredita.
METODOLOGIA.
Os
aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que
servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo ,
revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Ética
e tradições religiosas.
Fundamentação
dos limites éticos nas tradições religiosas.
Orientação
normas e limites éticos das tradições religiosas no processo de
humanização.
Os
direitos humanos perpassam as tradições religiosas.
Os
líderes religiosos e as tradições religiosas.
Os
líderes religiosos e suas funções nas tradições religiosas.
O
papel das religiões e dos líderes religiosos na promoção dos
direto humanos.
AVALIAÇÕES:
Os
alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura,
escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIAS.
As Religiões do mundo: histórias
animadas- TV Escola.
Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros
Curriculares Nacionais. Ensino
Religioso/Fórum Nacional Permanente do Ensino
Religioso.
São Paulo, 2009.
Estado
de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª
Gerência Regional de Educação.
Escola
de Educação Básica Alberico Azevedo.
Fone:(049)3622
6564
CEP:89.900.00-São
Miguel do Oeste-SC
PLANO
DE ENSINO – 2013
NÍVEL
DE ENSINO: FUNDAMENTAL SÉRIE: 8º
TURMAS:TODAS.
BIMESTRE:
1º, 2º, 3 ºe 4º. DISCIPLINA:
RELIGIÃO.
PROFESSORA:
DANIELI LOPES.
OBJETIVO.
Objetivo
Geral.
Desenvolver
os limites.
Objetivo
Específico.
Desenvolver
o respeito ao próximo, o aceitar a diversidade, apreender a dividir,
a paciência e compreender que através da convivência com pessoas
que pensam diferentes e percebem o mundo de outra forma que vamos
melhor enquanto seres humanos.
METODOLOGIA.
Os
aulas serão expositivas e explicativas sendo usados matérias que
servirão para auxiliar nas aulas como: textos da internet , vídeo ,
revistas, jornais e músicas.
CONTEÚDO.
Concepções
de corpo gênero e sexualidade nas tradições .
Situações
limite e busca do translimite.
Finitude
humana e transcendência.
As
práticas/vivências religiosas e a busca de superação da finitude.
A
morte como geradora de sentido e promotora de cultura.
A
morte através dos tempos os ritos mortuários.
As
ideias de imortalidade (ancestralidade, reencarnação, transmigração
e ressurreição).
Ideias
de imortalidade nos mitos sagrados.
Os
significados da vida e da morte para o ateísmo, niilismo, ceticismo
e agnosticismo.
Crenças,
doutrinas religiosas e o sentido da vida e da morte.
AVALIAÇÕES:
Os
alunos serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura,
escrita, interpretação de texto e participação nas aulas.
RFERÊNCIA:
As
Religiões do mundo: histórias animadas- TV Escola.
Disponívelem:tvescola.mec.gov.br/...aulas.../as_religioes_do_mundo_historias_animadas.
Parâmetros
Curriculares Nacionais. Ensino
Religioso/Fórum Nacional Permanente do Ensino
Religioso.
São Paulo, 2009.
Estado
de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª
Gerência Regional de Educação.
Escola
de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua
Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622
6564
CEP:89.900.00-São
Miguel do Oeste-SC
PLANO DE
ENSINO – 2013
NÍVEL DE
ENSINO: MÉDIA. SÉRIE: 1º
TURMAS:104.
BIMESTRE:
1º, 2º, 3º e 4º. DISCIPLINA:
História.
PROFESSORA:
DANIELI LOPES.
OBJETIVOS.
Objetivo
Geral.
Despertar
o interesse pela leitura, só através da leitura é possível
conhecer a história passando a compreender melhor o passado e o
presente.
Objetivo
Específico.
Buscar
estudar o contexto histórico sempre associando com o conhecimento
que o aluno já possui e com a realidade vivenciada pelo educando.
Procurando desenvolver alunos com censo crítico e pensante que
consigam refletir sobre a realidade que estão vivenciando.
METODOLOGIA.
As aulas
serão expositivas e explicativas sendo usando para auxiliar nas
aulas livros didáticos ,vídeos, jornais,música,revistas, internet
e o quadro.
CONTEÚDOS.
Construindo
a História.
A Origem
do Ser Humano.
Povos do
Oriente Médio Antigo.
Povos
Antigos da África.
Povos
Antigos da Ásia.
Os
Antigos Gregos.
Os
Antigos Romanos.
A
expansão do Islã.
A Época
Medieval na Europa.
O
Renascimento Italiano.
Os Povos
da América.
Reinos e
Impérios da África.
AVALIAÇÕES:
Os alunos
serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita,
interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIA.
Pellegrini,
Marco Cesar. Dias Adriana Machado. Grinberg, Keila . Novo olhar
história.Edição. São Paulo, 2010.
Cotrim,
Gilberto. Hitória e Consciência do Mundo. 6ª Editora
:Saraiva. São Paulo, 1999.
Cotrim,
Gilberto. História Global.1º edição. Editora: Saraiva.São Paulo,
2010.
Estado
de Santa Catarina –Secretaria de Estado da Educação.
1ª
Gerência Regional de Educação.
Escola
de Educação Básica Alberico Azevedo.
Rua
Tiradentes,815-São Jorge.
Fone:(049)3622
6564
CEP:89.900.00-São
Miguel do Oeste-SC
PLANO DE
ENSINO – 2013
BIMESTRE:
1º, 2º, 3º e 4º. DISCIPLINA:
História.
PROFESSORA:
DANIELI LOPES.
OBJETIVOS.
Objetivo
Geral.
Despertar
o interesse pela leitura, só através da leitura é possível
conhecer a história passando a compreender melhor o passado e o
presente.
Objetivo
Específico.
Buscar
estudar o contexto histórico sempre associando com o conhecimento
que o aluno já possui e com a realidade vivenciada pelo educando.
Procurando desenvolver alunos com censo crítico e pensante que
consigam refletir sobre a realidade que estão vivenciando.
METODOLOGIA.
As aulas
serão expositivas e explicativas sendo usando para auxiliar nas
aulas livros didáticos ,vídeos, jornais,música,revistas, internet
e o quadro.
CONTEÚDOS.
A
Industrialização e a Expansão Imperialista.
A
primeira República.
A Grande
Guerra e a Revolução Russa.
O período
Entreguerras.
A Era
Vargas.
A Segunda Guerra
Mundial.
As Transformações
Mundiais Durante a Guerras Fria.
Movimentos de
independentes na África.
A democracia Brasil do
Pós-Guerra.
O Brasil Durante a
Ditadura Militar.
O Mundo Contemporâneo.
O Brasil Contemporâneo.
AVALIAÇÕES:
Os alunos
serão avaliados através de provas escritas, oral, leitura, escrita,
interpretação de texto e participação nas aulas.
REFERÊNCIA.
Pellegrini,
Marco Cesar. Dias Adriana Machado. Grinberg, Keila . Novo olhar
história.Edição. São Paulo, 2010.
Cotrim,
Gilberto. Hitória e Consciência do Mundo. 6ª Editora
:Saraiva. São Paulo, 1999.
Cotrim,
Gilberto. História Global.1º edição. Editora: Saraiva.São Paulo,
2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário