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quinta-feira, 27 de março de 2014

plano anula de trabalho escolar



 PLANO ANUAL DE TRABALHO ESCOLAR.


1- EIXO NORTEADOR

Escola e Família em prol de uma melhor educação

2 – OBJETIVO GERAL



Direcionar as atividades escolares oportunizando aos alunos a valorização do “eu” , com a finalidade de uma mudança significativa que valorize a vida, formando cidadãos críticos , íntegros, competentes e responsáveis, valorizando o ambiente escolar para que se torne prazeroso aos educandos e educadores, deixando claro, que as diferenças e a diversidade do ambiente escolar serve para enriquecer e jamais, desunir.
Oportunizar a todos acesso aos recursos tecnológicos, sua inclusão digital e social, provocando o desafio de tornar a escola um local onde todos atentem para os mesmos objetivos e todos tenham os mesmos sonhos.
Valorizar a bagagem cultural de cada um, contribuindo assim para o desenvolvimento integral contemplando o envolvimento da comunidade, pais, professores e funcionários comprometidos com o processo e ampliando a discussão sobre todos os aspectos.


3- DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Com a preocupação de melhorar a qualidade da educação, a Unidade Escolar direciona atividades que oportunizam aos educandos ampliação do conhecimento , prestando atenção aos conteúdos curriculares e adequação a Proposta Curricular de Santa Catarina. Propomos como desafio, motivar o interesse pelo conhecimento, com atividades que sejam comuns e estejam vinculadas as atividades curriculares, integrando a escola, a família e a comunidade.
Sabemos que a aprendizagem não acontece apenas em sala de aula e por este motivo temos preocupação em manter todo o espaço escolar em condições de promover uma boa convivência entre todos.
Por meio do diálogo promovemos a efetiva participação dos docentes, assumindo a responsabilidade de considerar as decisões da maioria, oportunizando a apresentação de propostas coerentes com os objetivos da instituição de ensino, abrindo espaço de participação nas relações pedagógicas que venham a favorecer a aprendizagem do aluno e valorizem o conhecimento dos docentes.
O processo ensino-aprendizagem em nossa escola é desenvolvido observando a concepção filosófica histórico-cultural ou sociointeracionista, prevista na Proposta Curricular de Santa Catarina - versão 1998 e 2005 e todas as leis estaduais e federais vigentes.
O processo ensino-aprendizagem se dá através da elaboração de projetos e planejamentos de atividades que oportunizam o processo de mediação, investigação, ampliação e reelaboração do conhecimento já construído, interação e observação. Reuniões são realizadas para avaliar, planejar e decidir ações, visando a melhoria do processo de aprendizagem desenvolvido na Unidade Escolar. Conselhos de Classe Consensual são feitos do 6º ano ao Ensino Médio com a participação dos Professores das turmas, Direção, Assistente Técnico Pedagógico, pelos alunos e pais, ocorre questionamento e análise coletiva sobre o desempenho pedagógico e seus resultados no processo ensino-aprendizagem, registrado em ata e assinado pelos presentes.
O conselho é realizado a cada bimestre, em data prevista em calendário. O primeiro e o terceiro Conselhos são participativos e o segundo e quarto realizar-se-ão com o corpo docente. O Conselho de Classe do 1º ano ao 5º ano das Séries Iniciais é realizado por turma, com os professores titulares, e áreas afins, a avaliação é descritiva registrand-se após individualmente.
A Escola possui muitos projetos educacionais como FeiraCulturais,comemorações folclóricas e cívicas, visitas a outros educandários e empresas, passeios, excursões, trilhas ecológicas , viagem de estudos, Projeto de Leitura, Projeto de Plantio de Árvores nativas, Projeto de Reciclagem e Conservação Ambiental em que acontece o recolhimento de óleo de cozinha já utilizado na comunidade para dar-se destino correto.
A leitura é a base de todo conhecimento, o Projeto de Leitura há os Sacolões Literários nos quais são colocadas várias obras e revistas para ampliação do conhecimento, uma vez na semana.
No Ensino Fundamental Inicial temos o “Cantinho da Leitura” contação de histórias. Os trabalhos e/ou atividades realizadas em sala ou fora dela são através de aulas expositivas com uso de multimídias e ludicidade .
O calendário escolar é elaborado de acordo com a legislação vigente pela Direção, Serviço Técnico-pedagógico, Professores em que determina-se os dias letivos.

mais interessantes e a escola mais atrativa é o horário dos professores de forma a propiciar reuniões pedagógicas e hora atividade. Quando existe a possibilidade de todos os professores se reunirem, num mesmo horário, o pedagógica tem a possibilidade de discutir critérios avaliativos, recuperação paralela, Conselho de Classe e outros assuntos que se façam necessários, corrigindo incoerências e dissonâncias.
Outro aspecto a ser considerado é a valorização das atividades desenvolvidas pelos Professores com suas turmas estes trabalhos são divulgados no Facebook, Blog da escola e nos endereços eletrônicos individuais de cada professor . Além disso faz-se exposição de trabalhos com fotos, registros escritos, teatros, danças em reuniões de pais e a distribuição aos mesmos do jornal de circulação o qual é utilizado em sala de aula para atividades educativas
A avaliação é diagnóstica, contínua e cumulativa, no intuito de acompanhar a aprendizagem, aproveitamento e o desenvolvimento dos alunos onde os aspectos qualitativos prevalecem sobre os quantitativos. A escola adota o critério de recuperação paralela/terapêutica durante o ano.
Para garantir o acesso, permanência e não-reprovação contamos com uma escola atrativa, em que se estuda o ECA garantindo a articulação, Direção, Professores APP e Conselho Escolar como órgão de atendimento à criança e ao adolescente, afinando-se com Conselho Tutelar onde se discute o problema e se busca solução. É importante estabelecer uma rede de acolhimento do aluno excluído dentro da própria escola, trabalhando a auto-imagem, estimulando suas potencialidades, enfocando cada problema e buscando soluções individuais que contribuam para a permanência e o aproveitamento do aluno no processo ensino-aprendizagem. Assembléias com os pais são realizadas , geralmente no mês de março para informes gerais e tomadas de decisão a cerca de assunto pertinente. Outras reuniões com pais são realizadas quando houver consenso de sua necessidade entre a equipe pedagógica, professores e direção.
3- AÇÕES POR ÁREA
Disciplina
Turma
Ação
Objetivo

Hist

EM
Usar os meios de comunicação de massa, para discussão, em sala e nas famílias, para depois criar um jornal referente aos conteúdos discutidos no ano .
Despertar no aluno a experiencia estética e seus relacionamento social
Rel
EF
Explorar o conhecimento prévio deles e dos pais para a profundar a diversidade e respeito as religiões, para depois criar um jornal referente aos conteúdos discutidos no ano.
Estimular o respeito a pluralidade religiosa.


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